Participe também!

O Joomla! é um premiado gerenciador de conteúdo (CMS) livre e gratuito. Junte-se a nós, aprenda, interaja e ajude a aprimorar o Joomla! cada vez mais!

Cadastre-se
Artigos > Cuidados com estatísticas

Cuidados com estatísticas

E-mail Imprimir PDF
Recentemente, Chris Adams da Rochen Ltd. (empresa que hospeda o Joomla.org e outras dezenas de sites em Joomla!) fez um alerta de alguns dos "perigos" de se usar um componente de estatísticas. Não são falhas de seugranća, mas dizem respeito à performance. Vou tentar explicar aos que não tem boa leitura de inglês

Algumas pessoas têm resistência em usar Joomla! pois dizem que ele é lento, que maltrata o servidor e etc. e muito tem-se trabalhado para melhorar a performance e elucidar esta questão.

Hoje eu estava navegando pelos fóruns e me deparei com o post do Chris explicando o por quê de muitos dos problemas nos sevidores que rodam Joomla!, trata-se dos sistemas que geram estatísticas. Ele não fala de um sistema específico, fala genéricamente de todos os componentes de estatísticas que são instalados no site para armazenar tudo que o vizitante faz no seu site.

Este relato me lembrou problemas que tive ao utilizar o TFS, quando ainda me arriscava com Mambo :)

Basicamente, em seu artigo, o CEO da Rochen diz que sites em Joomla! aguentam o tranco de milhões de hits sem dar um server load muito grande, mas que quando esses componentes externos de estatísticas entram em aćão, eles comecam a armazenar tudo o que o usuario faz e acabam sobrecarregando o MySQL (claro que em sites pequenos você normalmente não nota isso).

Realmente recomendo a leitura do artigo. Ele dá sugestões de que as estatisticas sejam implementadas não no Joomla!, mas no próprio servidor (claro que isso normalmente não depende do programador, e sim do host), mas você pode usar o Google Analytics assim como nós e se for pr sobrecarregar um servidor... que seja o do Google :)

Mais uma vez fica o alerta para as pessoas que tem problemas com o load no servidor e acabam culpando o Joomla!: Não há como garantir que seu website vai estar rodando redondinho em qualquer configuracão de servidor se você usar componentes extras que fazem muitos acesso ao banco (lacos dentro de lacos, sql nao otimizadas...).

Aproveitando, uma dica do bigo: atente para possíveis problemas com componentes de SEF e de calendário. Se o teu servidor enviar um e-mail dizendo que você está comprometendo o servićo, você pode estar usando um componente mal escrito.

Add your comment

Your name:
Your email:
Comment:
  The word for verification. Lowercase letters only with no spaces.
Word verification:

Busca Rápida

Veja Também