Participe também!

O Joomla! é um premiado gerenciador de conteúdo (CMS) livre e gratuito. Junte-se a nós, aprenda, interaja e ajude a aprimorar o Joomla! cada vez mais!

Cadastre-se
Artigos > I Encontro da Comunidade Joomla! - Eu fui

I Encontro da Comunidade Joomla! - Eu fui

E-mail Imprimir PDF
Quarta-feira (19/04/06) de madrugada, peguei uma mala cheia de camisetas e outra mochila com meia-dúzia de roupas e me fui para Porto Alegre participar do FISL 7.0 (VII Fórum Internacional de Software Livre). Estava com uma grande expectativa pois havia participado do evento em 2005 e sabia que valia a pena cada centavo.
Image
flybyte, bigo, belini e ronildo na entrada do FISL
Confesso que não sabia quantas pessoas que frequentam os fóruns iriam até Porto Alegre para participar do I Encontro da Comunidade Joomla! do Brasil e estava um pouco preocupado com isso. Também estava um pouco preocupado com a redućão do nosso horário de duas sessões para apenas uma...

Chegando em Porto Alegre algumas horas antes do evento comećar, me hospedei no glamuroso Hotel Pampa (troquei o luxuoso hotel 2 estrelas Savoy do ano passado, pelo Pampa - que tem 2 asteríscos... que juntos devem dar meia estrela :P) aonde dividi o quarto (ao lado da cozinha) com Ronildo, um dos nossos colaboradores aqui do Joomla!br e responsável pelas questões de layout do site.

Quarta-feira (dia 1) foi para reconhecimento de território, digamos assim... fizemos a inscrićão, pegamos o material e assistimos palestras normalmente... O movimento neste dia era metade do que estava por vir (sexta era feriado e a maioria das excursões chegaria só na 5a.). Um fato curioso aconteceu no encontro da comunidade XoopsBr pois foi lá que nós conhecemos o Belini Mello (que iria apresentar o estudo de caso do Hospital das Clínicas de POA junto conosco) e acabamos atrapalhando um pouco da palestra quando nos conhecemos hehehehe

[parenteses]O FISL além de tudo serviu para que acabássemos com essa competićão idiota de qual é o melhor CMS, o pessoal do Xoops, especialmente o Silviotech, foi bastante cordial conosco, tiramos fotos e chegamos a conclusão de que não importa qual CMS você irá utilizar... desde que ele seja livre :)[/parenteses]

Na quinta-feira (dia 2) as surpresas comećaram. Eu, Ronildo e Weslei (nosso representante usuário TikiWiki :P) vestimos nossas camisetas Joomla! para ver como seria a receptividade. A partir do momento em que a gente entrou no Centro de Eventos da FIERGS (local do evento), tivemos uma grande surpresa pela quantidade de pessoas que conheciam, utilizavam ou tinham curiosidade em saber o que era Joomla! e quando seria a "palestra".

Era algo como se a cada 10 minutos, uma pessoa nos paresse para trocar uma idéia a respeito de Joomla!

[parentese]Na quinta-feira depois de uma bateria de palestras do Google e da comunidade Plone/Zope fiquei completamente apaixonado pela linguagem Python. Tanto que a primeira coisa que fiz quando cheguei em casa foi comećar a brincar com a nova linguagem. Inclusive foi numa dessas palestras que conhecemos Helder, o dono do SourNerd.com e autor do Account Expiration[/parenteses]

Image
os "palestrantes" belini e bigo e o passador oficial de slides: Wesley
Chega o dia do nosso humilde evento comunitário! Todos animados, o nervosísmo contagiou o Ronildo, o Wesley, até o sistema de ônibus de Porto Alegre mudou o etinerário por causa do nosso evento (eles disseram que foi por causa do feriado, mas isso é porque não querem admitir que estavam tão ansiosos que esqueceram de colocar onibus naquela linha!)

A sala aonde foi a palestra estava cheia. Tinha gente em pé (vide fotos). Nossa palestra era para ser: 15 minutos de explicaćão rápida sobre o que era Joomla! a história do nome, organisacao da comunidade, etc e mais 25 para os 2 estudos de caso para dar tempo de algumas perguntas.

Acontece que o baixinho cabeludo que ficou de fazer a apresentaćão do Joomla! (vulgo: Eu) não tem uma boa noćão de tempo (nem de direćão, espaćo, dinheiro... não tem noćão de nada) falou durante quase meia-hora sobre Joomla! e deixou um espaćo curto para os estudos de caso.

Image
Nada mal para um primeiro evento :)
Não sobrou tempo para perguntas (lógico!), combinamos de ficar na frente de um dos patrocinadores do evento para quaisquer eventuais discussões e ao findar da palestra, fomos surpreendidos por um número ainda maior de pessoas que cercaram Eu, Belini, Ronildo, Flybyte e sobrou até para o Wesley.Como tudo no Rio Grande do Sul, a conversa foi terminar numa churrascaria :)
As camisetas? hum, digamos que foi o tempo de dizer: "Quem quiser camiseta, pega ali com o Belini" e o tempo de dizer: "Acabaram as camisetas".

Infelizmente, por problemas de saúde, tive de vir embora mais cedo e não estive presente no último dia, mas aposto que foi tão bom quanto os outros.

Esse foi o primeiro, mas certamente não será o último encontro de usuários Joomla! já vão se preparando para invadir Porto Alegre em 2007 para o FISL 8.0!

- Matheus Mendes aka bigodines

Add your comment

Your name:
Your email:
Comment:
  The word for verification. Lowercase letters only with no spaces.
Word verification:

Busca Rápida

Veja Também