Participe também!

O Joomla! é um premiado gerenciador de conteúdo (CMS) livre e gratuito. Junte-se a nós, aprenda, interaja e ajude a aprimorar o Joomla! cada vez mais!

Cadastre-se
Artigos > Vencendo a última barreira?

Vencendo a última barreira?

E-mail Imprimir PDF
Índice do Artigo
Vencendo a última barreira?
Page #
Page #
Page #
Page #
Todas Páginas

Você está apresentando Joomla! na sua empresa, louco de vontade para migrar e um pentelho pergunta "Posso usar Joomla! com Flash". Pois apartir de agora você pode responder: SIM! 

Qual é o sonho de todo designer? Ter liberdade para criar o que quiser, sem se preocupar com limitações do CMS. Quando um designer quer criar livremente, qual ferramenta ele utiliza? 9 entre 10 responderiam o Macromedia Flash.

Para estes casos só existem duas saídas: Ou abandonar o Joomla! ou abandonar o Flash. Certo? Errado. Este artigo trata da integração entre essas duas ferramentas. É o início da quebra da última barreira.

Para acalmar os ânimos mais exaltados: lendo este artigo você não encontrará uma ferramenta milagrosa, um componente, módulo, mambot ou qualquer coisa que seja que converta sites em flash para joomla ou vice-versa. Neste texto eu apenas descreverei como é possível fazer a integração de um site de modo que ele possa ser administrado com Joomla! e ser parcialmente exibido em Flash. A idéia aqui é mostrar como fazer, fornecer algumas ferramentas e idéias para que outros programadores entrem nesta jornada. 

A idéia por trás do uso de Joomla! dentro do flash é muito simples: basta transformar a base de dados em algum tipo de informação que o flash consiga ler e adicionar dinamicamente. Ou seja: gerar um XML com o que a gente quiser que seja exibido no flash e programar o Flash para ler o XML e jogar a informação aonde desejarmos. Pôxa, como é que ninguém pensou nisso antes?

Vamos lá! 

A minha abordagem foi a seguinte:

1o. - Criei uma classe que gera XML a partir de um vetor (ou seja, qualquer coisa que eu consiga transformar em um vetor, pode virar um XML a ser interpretado não só pelo flash mas por qualquer aplicação que consiga ler XML).

2o. - Criei arquivos que "exportam" meu site e geram os vetores. Depois é só chamar a classe e gerar o XML. Problema resolvido? Nããão. agora vem o gargalo (e um bom meio de ficar rico se você aprender e conseguir aplicar este artigo na prática). 

3o. - Programei o Flash para ler o XML e manipular a informação nele contida (neste exemplo, criei um menu em Flash, baseado no menu aqui do site). 

Pronto. Artigo encerrado. Vá programar :P

Brincadeira, vamos ver como tio bigo fez isso!!

Busca Rápida

Veja Também