Participe também!

O Joomla! é um premiado gerenciador de conteúdo (CMS) livre e gratuito. Junte-se a nós, aprenda, interaja e ajude a aprimorar o Joomla! cada vez mais!

Cadastre-se
Tutoriais > Manual básico do componente GMaps

Manual básico do componente GMaps

E-mail Imprimir PDF

Escrevi este manual básico sobre utilização do componente GMaps para Joomla!. É um passo-a-passo para instalação de configuração do componente, acredito que irá auxiliar aos usuários iniciantes.

1º Passo

Faça o download e instale o componente no Joomla!.

Conseguir as coordenadas Latitude e Longitude você pode utilizar o site
http://www.earthtools.org/

clique em "Find to Place"
na caixa "Search for:" digite a localidade e clique em "Go"
será exibida uma lista com o resultado da pesquisa localize o que interessa a você e clique em "Recenter" logo em seguida clique em "Zoom" depois disso você pode usar o zoom do proprio mapa.
Agora cliquem "Add to My Places"
Depois no menu um pouco acima clique em My Places e arraste o "balãozinho" ou ponteiro para o local desesajo, repare que as coordenadas exibida do lado esquerdo muda conforme você muda o ponteiro, estás coordenadas que você utilizará no GMaps.
Feito isto você já terá o necessário para inserir no GMaps copie e vamos até ele.
Estás coordenadas são de um local qualquer na região rural de Londrina-PR que vou utilizar para este exemplo.
23° 18' 43" S 51° 11' 1" W

2º Passo
Este é o painel de controle do Gmaps acessado pelo menu Componentes/GMaps no Joomla

O primeiro passo é clicar em “GMaps Configuration”

O importante aqui é você conseguir um “Google API Key” para isto você deverá ter uma conta no Google ai basta clicar no link “ Click here to obtain a Google API key”
Copiar o código gerado e colar neste local, o restante você pode configurar da forma que desejar, depois basta clicar em “Salvar” e está finalizado este processo.

3º Passo
Agora no “GMaps Control Panel” clique em “Manage Markers”
Clique em “Novo”

Em “Name” insira um nome para seu marcador Ex. Farmácia Central
Em Latitude e Longitude insira os dados que você pegou no 1º - 23° 18' 43" S 51° 11' 1" W
o 1º grupo é o “S” que referência a Latitude o 2º grupo é o “W” que referência a Longitude
ali na caixa de inserção você vai Dispô-los da seguinte forma:
Latitude: -23.1843
Longitude: -51.1101

Repare que retirei os pontos, espaços e sinais de grau assim como o “S” e “W” e inclui um sinal de “-“ isto é necessário para que seja exibido corretamente seu mapa.

Em descrição você pode por exemplo inserir o endereço do local.

Em “icon” você pode selecionar um tipo de marcador para o seu local expecificado.
Em “image URL” ainda não testei e não sei dizer seu efeito, se alguém souber por favor corrija aqui.

Agora você pode clicar em “Salvar”

4º Passo
Clique em “Back to Gmaps Painel Control”
Agora clique em “Manage Maps” para finalizarmos está configuração.
Clique em “Novo”

Em General coloque um título(Title) para seu Mapa e uma descrição(Description).
Agora clique em “Apply” note que do lado esquerdo agora será exibido a opção de selecionar um “Map Markers” selecione o que você criou no passo 3 e clique em “Add Marker” será exibido o marcador e seus detalhes.
Na aba “Properties” você pode definir o tamanho (Height e Widht) que será exibido o mapa em seu site, defina um que se adapte melhor ao seu layout, também poderá definir o nível de zoom do site em “Zoom level” se será exibido (Map Type) como um mapa normal (ruas) satélite (relevo) ou hybrid (mistura de ruas e relevo) e definir se o usuário poderá alternar entre os tipos de mapa (Show map type).
Na aba “Markers” você poderá definir opções relacionadas ao seu marcador (o balãozinho, ponteiro) é interessante deixar “Auto-Open Marker:” com o nome de seu marcador selecionado.
Clique em “Salvar” e veja o resultado em seu site.

Outro detalhe é que dá pra você traduzir alguns textos no Front-End que aparecem em inglês, para isto você deverá abrir os arquivos viewmap.html e viewmaps.html na pasta /components/com_gmaps/templates/ aqui você pode alterar textos como Description, View Maps e Map, apenas tome cuidado para não eliminar alguma variável importante. Só remova os textos.

Este é apenas um exemplo simples para dar uma iniciação, e é tudo que eu mesmo sei sobre o Gmaps mas como passei dias pesquisando para conseguir fazer e não encontrei nenhum local que explicasse detalhadamente resolvi compartilhar o que consegui fazer sozinho, espero ter ajudado e quem puder melhorar este pequeno tutorial por favor faça seria muito interessante até para mim.

Comments (5)
1 Seg, 14 de Julho de 2008 14:26
Administrator
Não funciona para joomla 1.5.3
2 Seg, 14 de Julho de 2008 20:00
Administrator
Bacana! Porem tenho uma dúvida:
Tenho um disposisivo móvel que envia minha posição (latitudade, longitude) de 20 em 20 minutos através de sms. É possível criar algo com o Joomla onde, automaticamente o mesmo faça a leitura da sms e disponibilize a posição real no gmaps?
grato
3 Qui, 31 de Julho de 2008 20:32
Administrator
Blz.. agora vc sabe me dizer pq no meu caso, o mapa abre + fica aparecendo a seguinte mensagem no topo:
Notice: Undefined variable: code in C:\Arquivos de programas\EasyPHP 2.0b1\www\joomla\components\com_gmaps\classes\googleapi.class.php on line 504

Notice: Undefined variable: markerList in C:\Arquivos de programas\EasyPHP 2.0b1\www\joomla\components\com_gmaps\classes\googleapi.class.php on line 514

Notice: Undefined variable: code in C:\Arquivos de programas\EasyPHP 2.0b1\www\joomla\components\com_gmaps\classes\googleapi.class.php on line 504

Notice: Undefined variable: markerList in C:\Arquivos de programas\EasyPHP 2.0b1\www\joomla\components\com_gmaps\classes\googleapi.class.php on line 514
4 Seg, 20 de Outubro de 2008 17:49
Bruno Morato
Boa tarde!
Vocês podem me ajudar?
Estou fazendo um site em joomla, coloquei o GMaps dentro, só que quando mando traçar alguma rota, uma janela é aberta e então a aplicação do google maps mesmo entre em ação.
Há possibilidades de fazer esse traçado de rotas no meu próprio plugin do GMaps ??
Se sim, como?

por favor, quem souber, responda para o meu email:
Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

grato,
Bruno Morato
5 Sáb, 29 de Novembro de 2008 23:23
GNN Brasil
Olá PESSOAL!!!
Saudações

Instalei o componente GMaps para Joomla em um joomla 1.5.8 ful
Ele instalou, mas na hora de vc abrir o componente dentro do Bank End ele
apresenta erro de script, veja abaixo a mensagem:

Alguem pode me ajudar?
Alguem sabe dizer qual o problema?

ERRO APRESENTANDO:

Warning: require_once(/home/wwwelha/public_html/libraries/patTemplate/patTemplate.php) [function.require-once]: failed to open stream: No such file or directory in /home/wwwelha/public_html/administrator/components/com_gmaps/admin.gmaps.php on line 174

Fatal error: require_once() [function.require]: Failed opening required '/home/wwwelha/public_html/libraries/patTemplate/patTemplate.php' (include_path='.:/usr/lib/php:/usr/local/lib/php') in /home/wwwelha/public_html/administrator/components/com_gmaps/admin.gmaps.php on line 174

Add your comment

Your name:
Your email:
Comment:
  The word for verification. Lowercase letters only with no spaces.
Word verification:

Busca Rápida

Veja Também