Participe também!

O Joomla! é um premiado gerenciador de conteúdo (CMS) livre e gratuito. Junte-se a nós, aprenda, interaja e ajude a aprimorar o Joomla! cada vez mais!

Cadastre-se
Tutoriais > Como criar um formulário simples no Joomla

Como criar um formulário simples no Joomla

E-mail Imprimir PDF
Neste artigo/tutorial iremos aprender a criar um formulário simples para o Joomla, utilizando o componente Chrono Forms. Esse formulário será similar ao fale conosco, mas com algumas particularidades bem interessantes. Além de este tutorial lhe abrir um leque de possibilidades para a criação de formulários para o Joomla.

Antes de tudo você precisa baixar o componente para sua máquina, abaixo segue o link da versão V3. 1 RC2 desse componente.
Componente ChronoForms V3.1 RC2

Nota: Se uma nova versão já está disponível recomendo utilizá-la.
Após a instalação do Chrono Forms na área administrativa do Joomla, vá até - Componentes - Chrono Forms - Forms Manager.
Aqui nesta página nós vamos criar nosso primeiro formulário. Para isso vamos clicar em NOVO.

chrno_forms1.jpg

Como mostra circulada de vermelho na figura acima podemos notar um menu bem extenso no qual teremos de mexer para criar nosso formulário!

Calma, não se preocupem! Não é necessário mexer em tudo!

Vamos começar!

No primeiro menu General (Geral), temos alguns campos a preencher.

O primeiro campo é: Form Name (do nome), eu vou chamar de contato. O nome pode ser qualquer um, lembrando apenas que não pode entrar espaços, acentos, letra maiúscula etc.

Segundo campo é: Email the results? (Resultado de email). Esse campo pergunta a você se deseja receber um e-mail com os dados do formulário que foi preenchido. Esse campo sempre vem marcado como "não", vamos mudar para "sim", já que queremos receber esses e-mails.

Nota: Não é necessário alterar os campos posteriores.

Vamos para o segundo menu: Setup Emails (Configuração de emails). Aqui vamos configurar o email para receber os formulários.

Pra realizar tal tarefa, temos que clicar no envelope com uma seta verde para baixo:

chrno_forms2.jpg

Obs: Ao clicar no envelope o campo fica com uma cor rosada.

Para jogar os campos dentro do quadrado rosado basta clicar em cima dos campos ao lado e arrastar para dentro do quadrado. Os campos que vamos utilizar são os seguintes:

- To (Para), pra onde o formulário vai;
- Subject (Assunto), quando o formulário chegar até seu e-mail no assunto virá o nome que colocou aqui;
- Fromname (do nome), quando o formulário chegar até seu e-mail você o identificará com o nome que colocou aqui;
- Dynamic FromEmail (do email dinâmico), aqui você colocaria o e-mail de quem irá preencher o formulário, como você não sabe e não será somente um e-mail, você irá inserir o "name" do campo (input) correspondente ao e-mail que você irá criar para o formulário (eu vou colocar "email", desta forma quando o formulário chegar no lugar de email virá o e-mail da pessoa que preencheu o formulário.

Veja na figura abaixo os campos que acabamos de arrastar já preenchidos.

chrno_forms3.jpg

Após todos os campos devidamente preenchidos vamos ao quadro ao lado na parte inferior onde diz: "Email Properties" (Propriedade de email). Dentre as opções que temos nesse espaço vamos alterar somente uma: "Enabled". Somente escolhendo a opção (Yes) vamos tornar valido tudo que fizemos nesse menu (General).

Agora basta clicar em Apply (aplicar). Esse processo deve demorar um pouco, mas não impede de prosseguirmos.

Vamos pular o próximo menu (Emails Templates) por enquanto, sendo assim, vamos ao seguinte: Form Code (do código).

Essa parte é muito importante, pois é aqui onde colocaremos o nosso código do nosso formulário.
Para esse tutorial vamos trabalhar com um formulário de 5 campos!

Obs: Neste tutorial não iremos ensinar como desenvolver o código do formulário. O que estamos utilizando segue abaixo, como exemplo:

Obs2.: Não insira a tag "FORM", normalmente utilizada em formulários, pois o próprio componente irá inserir para você corretamente.

chrno_forms_html.jpg

Você deve estar se perguntando o porquê de: nome, telefone, email, assunto, mensagem está em negrito... Calma! Mais a diante vamos explicar!

Nesta etapa existem 4 campos, nosso código do formulário entrará no primeiro campo: Form HTML (do HTML).

chrno_forms5.jpg
Nota: Como se trata de um formulário simples, o segundo e terceiro campo não precisar mexer. E o quarto campo: On Submit code - after sending email (Enviar código - depois de enviar e-mail) é opcional.
Se você deseja que seu cliente veja uma mensagem de agradecimento, ou qualquer outra mensagem após enviar o formulário, então você irá querer preencher esse campo! Basta criar o código com a mensagem que deseja transmitir.

Abaixo segue o Código que usamos para esse campo:

Nota: Aqui não usamos um texto e sim uma imagem de agradecimento.

chrno_forms6.jpg

Após ter feito, vamos prosseguir para o próximo menu.

Nós vamos para o menu Validation (Validação).

Nota: Pulamos 6 menus, pois eles não precisam ser alterados para este tipo de formulário.

No menu Validação vamos alterar o primeiro campo: Enable Validation (Ativar Validação). Esse campo vem como (No), vamos alterar para (Yes), para nosso formulário ser Validado.

Na lista de 1 à 12, como mostra a figura abaixo vamos acrescentar em ordem os nomes em grito que mencionamos em nosso código HTML acima.

chrno_forms7.jpg

Você deve está se perguntando: Porque eu tenho que preencher com esses nomes, não poderia ser outros?
Eu te responderia: Sim, poderia ser outros se esses outros estivem em seu código. Vamos voltar no código. Se você reparar bem, todos o que está em negrito são os "names"

name="nome"

name="telefone"

name="e-mail

etc.

Você escreverá no campo: required (not blank) os campos que você deseja que não fiquem em branco. O que isso quer dizer? Quer dizer que se alguém não preencher algum campo e tentar enviar o formulário não vai conseguir, pois os campos são todos obrigatórios.

Nota1: Você pode alterar o texto da validação, inserindo uma tag "title" no campo input correspondente, exemplo:

title="Preencha corretamente o seu nome".

Nota2: Você só preenche o required (not blank) se quiser que algum campo seja obrigatório em seu formulário.

Após preencher o campo clique em salvar.

Após esse processo, nosso formulário estará pronto para ser utilizado!

Importante: Se você abrir novamente o formulário que criou, poderá verificar na aba "Emails Templates", como será o e-mail que receberá após o mesmo ser enviado. Sabendo que os textos entre {} são os values dos campos. O texto pode ser alterado livremente.

Importante2: Não se esqueça de publicar o formulário na listagem da página inicial do componente.

Espero que esse tutorial seja de grande valia para muitos!

Qualquer dúvida estou pronta para tirá-las!

Um Grande abraço e até a próxima!

Fonte Original: Portal do Joomla RJ

Escrito por: Rachel Soares Pereira

Comments (35)
1 Seg, 15 de Junho de 2009 10:51
Jose Ricardo
Muito bom. eu estava precisando disso!
2 Ter, 16 de Junho de 2009 14:52
Luciano
Olá amigo

você diz que o componente é gratis
mas abaixei o download do site e o componente não permite modificar a opção enable

sabe oq ue acontece?
3 Qua, 17 de Junho de 2009 01:21
Renan
Nas propriedades do meu email o "Enabled" está desabilitado (sombreado) na opção "no" e não me dá escolha. Pq???
4 Qua, 17 de Junho de 2009 17:03
André Andrade (Joomla RJ)
Ele só deixa mudar a opção do enable se você inserir corretamente os campos do e-mail, quando isso acontece a caixa aonde está as propriedades fica verde.
5 Qua, 17 de Junho de 2009 20:53
Renan
Consegui andre obrigado

outra duvida uso o wampserver e agora da o seguinte erro quando preencho e envio o form: Não foi possível instanciar a função mail. Pq?
6 Qui, 18 de Junho de 2009 14:31
Waldir Teixeira Margarido
Achei bem interessante a dica,mas gostaria de saber como montar um form e configurá-lo para enviar os dados para um banco de dados,ou seja enviar os dados e o currículo para o DB.
obrigado.
Waldir
7 Sex, 19 de Junho de 2009 12:11
@renan enquanto estiver local a função mail não vai funcionar mesmo, a não ser que você instale um servidor com o Mercury por exemplo.

@waldir quem sabe no proximo artigo me aprofundo mais nesta questão.

Um grande abraço...

André Andrade
www.joomlarj.com.br
8 Sáb, 20 de Junho de 2009 11:12
renan
André muito obrigado pela atenção.. Outra coisa que gostaria de saber é se tem como restringir o acesso só a pessoas cadastradas. Já que quero fazer tipo um sistema de upload de arquivos!

muito obrigado
9 Sáb, 20 de Junho de 2009 17:35
Basta você criar um menu para o formulário e deixar o acesso restrito, simples assim!

Abraços...
10 Sáb, 20 de Junho de 2009 18:20
Renan
André desculpe-me, pois estou começando.... rsrs

Na realidade eu queria também que o campo do nome e email não aparecesse para ser preenchido, pois de alguma forma seria o nome e email do usurário cadastrado atual que iria ser enviado pro meu email identificando assim o usurário que fez o upload. Deu pra entender? Pq senão toda vez que o usurário (que já cadastrado) tiver que fazer um upload tiver que preencher o nome e email fica sem sentido, já que ele é cadastrado.

André muito obrigado pela atenção
11 Seg, 22 de Junho de 2009 03:44
GABRIEL
POR FAVOR ME ENSINA DETALHANEMTE COMO Q FAZ UM SITE POR FAVOR ME MANDA POR IMEI OU DEIXE AKI VLW OBRIGADO
12 Seg, 22 de Junho de 2009 12:51
@renan tenho q estudar para ver se tem como fazer desta forma.

@gabriel desculpe minha franquesa, mas acho que você está pedindo demais, o que posso te indicar é assista as vídeo aulas de como criar templates no site do Joomla RJ. www.joomlarj.com.br
13 Qua, 01 de Julho de 2009 14:48
André
Me ajudem. Fui instalar o componente, mas me veio a mensage: "Erro! Nenhum arquivo XML de configuração foi encontrado no pacote."
14 Sex, 03 de Julho de 2009 02:57
RAfael Martins
André, tive o mesmo erro do @andre(13)
15 Qua, 08 de Julho de 2009 11:41
elen
o link do download está apontando para uma versão full do joomla
16 Sex, 10 de Julho de 2009 23:11
Tem razão o link está errado, basta digitar o nome do componente no Google e baixar no site oficial ou esperar que eu arrume isso! Desculpas!
17 Ter, 28 de Julho de 2009 13:38
Henrique Milet
As instruções ate devem ser boas, mas infelismente o visual esta pessimo, a fonte do texto nao ficaram legais com este fundo, o que termina causando desanimo pra ler.
A intensao da ajuda é 100% valida, mas temos que pensar num visual melhor.
Bom Trabalho.
18 Seg, 03 de Agosto de 2009 15:29
Fabrício Rezende
Bom dia André,

O meu site funciona online e o host me dá o serviço de Webmail com estes servidores SMTP e POP. Mas como eu efetivo eles por lá?Pensei que fosse tudo automático pelo programa que você passou. Tipo, coloquei um e-mail cadastrado neste servidor de e-mails do meu host e também não foi. Como procedo?

Abraço.
19 Sáb, 15 de Agosto de 2009 22:04
Laís
Oi, primeiramente gostaria de agradecer pelo tutorial, foi de grande ajuda, mas tenho o mesmo problema que o Fabrício Rezende, nem colocando meu e-mail do host nem outro funciona.

Desde já, obrigada.
20 Sáb, 22 de Agosto de 2009 20:06
João Henrique
Ta ai o link do componente:

http://www.chronoengine.com/downloads/chronoforms/chronoforms-j1/component/127-chronoformsv3-1rc5-5/download.html
21 Qua, 09 de Setembro de 2009 14:50
Vieira Junior
Segui todos os passos, porém o não recebo os e-mail,
ou seja, o formulário não os envia.
Na página de listagem principal aparece a mensagem:
Your Chronoforms install at www.ateliesagradocoracao.com.br is NOT Validated, No limited features but for a small fee you get link free forms and help us continue the development and support

É isso que impede que eu receba os e-mails?

ALGUÉM PODE ME AJUDAR?
22 Qui, 24 de Setembro de 2009 13:41
Joel Lopes
Ninguém falou q esse componente NÃO É TOTALMENTE GRATUITO e q é preciso pagar "a small fee" para que funcione completamente!! Broxante!
23 Dom, 11 de Outubro de 2009 20:57
John Emanuel
Olá alguem conhece algum componente ou o crhonoforms é capaz de após o usuário preencher todos os requisitos gostaria que o mesmo tivesse o direito de busca-lo para para atualiza-lo, através de uma Id, ou nome de usuário, uma especie de atualização cadastral.
24 Ter, 03 de Novembro de 2009 21:20
Alessandro
"POR FAVOR ME ENSINA DETALHANEMTE COMO Q FAZ UM SITE POR FAVOR ME MANDA POR IMEI OU DEIXE AKI VLW OBRIGADO"

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!

Parabéns pelo tutorial! Vou testar!

Abs
25 Ter, 01 de Dezembro de 2009 17:40
Alex
Estou tentando inserir um formulário de botão de carrinho de compras, mais um dos inputs tem que ser passado com o valor de meu email cadastrado no sistema do intermediador de negócios.

Mas quando insiro o código, o joomla troca meu email por um javaScript.

Teria como burlar isso?
26 Seg, 07 de Dezembro de 2009 03:00
Fernando
Não entendi como faço este form ser uma página para vincula-lo a um link do meu top.

Por exemplo no topo há um link chamado Fale conosco, o usuário clica nele e abre este formulário...

Como faço isso se não foi gerada uma pagina (ID).

agradeço a atenção...
att.
fernando
27 Qua, 30 de Dezembro de 2009 18:18
romario
Olá Amigo!

segui os todos os passos que vc me passou, mas nao estou recebendo os formulario no meu e-mail, eu ja havia instalado em outro site meu e deu certo, mas neste novo site ele não esta me enviando o formulario, já ate reinstalei e refiz td de novo e mesmo assim nao deu certo.

o q poderia ser?

abraços!
28 Qua, 30 de Dezembro de 2009 21:29
Philip Mello
Amigo estou precisando fazer um site pro meu Advogado, gostaria de saber se tem algum jeito de criar um formulario dentro do Joomla com os seguintes campos por exemple:
( Cliente )
( N do Processo )
( Andamento do Processo )
Etc....
29 Qua, 20 de Janeiro de 2010 12:55
Regiane teixeira dos santos
fui instalar mais esá dando o seguinte erro..
me ajudem por favor..
desde já agradeço..
o erro é o seguinte..
There was an error uploading this file to the server.
30 Ter, 26 de Janeiro de 2010 16:31
Fabrício
Alguem saberia me dizer se há algum componente que faça validação por código? tipo que no form terá um campo (text) pro cara entrar com um código, dependendo desse código, ele será direcionado para um página especial ou p/ um erro.

ps: Gostei do tuto.
31 Sáb, 30 de Janeiro de 2010 18:47
Rafael Oliveira
Estou fazendo um formulario personalizado para midificar o form padrão de casatro no joomla, tudo certo , evia dois e-mails para o usuario, um de ativação e um com os dados dele.

O único porém é que quando o usuario erra algum campo e clica em submit, ele ate mostra aonde o erro esta mas mesmo assim ele acaba enviando os dados para a tabela.

Quando o usuario vai cadastrar-se novamente já da o erro de e-mail duplicado.
32 Sáb, 20 de Fevereiro de 2010 05:21
Cicero
Olá, muito bom o artigo, mas...

1 - Link de download aponta para o joomla e não o componente;
2 - Instalei o componente e recebo um aviso que não é validado e que possui recursos limitados, o que seria isso?
3 - Ele informa que se eu quiser ter acesso a todos os recursos, devo pagar uma pequena quantia(?)
33 Dom, 21 de Fevereiro de 2010 04:27
Lorran Alamedas
PESSOAL, O INTERESSANTE QUE QUASE TODAS AS QUESTOES FEITAS POR VCS SAO MERAMENTE DE INICIANTES, ACREDITO QUE SE VCS SE APROFUNDAREM MAIS NO JOOMLA, PROCURANDO TUTORIAIS, OU MESMO ESTUDANDO OS CONSEITOS DA INTERNET, VCS CONSIGAM ENTENDER TODAS AS SUAS DUVIDAS. O NOSSO AMIGO ANDRÉ ANDRADE NAO PODE DISPONIBILIZAR INFORMAÇOES DESTE QUESITO POIS SERIA UNS 30 POST´S PARA SANAR SUAS DUVIDAS, QUE NA REALIDADE SAO PARALELAS AO MENCIONADO.

PARABENS PELO POST MEU QUERIDO ;)
34 Seg, 01 de Março de 2010 03:24
Gerson
Boa noite a todos..

Por gentileza, acabei de entrar no forum de vocês e vi diversos comentários sobre um suposto tutorial, poderia mandar para mim ou posta ele de novo aqui neste forum?
abraços a todos,, viva o joomla..
35 Sex, 12 de Março de 2010 21:05
Natália Azevedo
OI Seu tutorial está excelente Parabéns! É a primeira vez que estou utilizando o Chrono. Bom no meu caso, ao receber o email, ainda que eu o preencha ele aparece em branco. O que poderia ser? Desde agradeço imensamente.

Add your comment

Your name:
Your email:
Comment:
  The word for verification. Lowercase letters only with no spaces.
Word verification:

Busca Rápida

Veja Também