Participe também!

O Joomla! é um premiado gerenciador de conteúdo (CMS) livre e gratuito. Junte-se a nós, aprenda, interaja e ajude a aprimorar o Joomla! cada vez mais!

Cadastre-se
Tutoriais > Criando seu próprio módulo

Criando seu próprio módulo

E-mail Imprimir PDF
Índice do Artigo
Criando seu próprio módulo
Page #
Page #
Page #
Todas Páginas
Desenvolver para Mambo é  muito fácil (contrariando a idéia de muita gente) ! Inicio hoje uma série de tutoriais que abordam as três 'partes' que podem ser desenvolvidas: Módulos, Mambots e Componentes.

{mosauthorinfo} Bom pessoal, estamos iniciando hoje uma série de tutoriais que irão englobar o desenvolvimento específico para mambo, já postei um tutorialzinho de como transformar uma página em PHP num 'componente' para mambo, agora iremos utilizar algumas classes oferecidas pelo próprio mambo e iremos criar um módulo específico para a ferramenta.

Antes de começarmos, é interessante que o conceito de módulo esteja claro na mente de todos:
Um módulo é um pedaço de código que irá compor a estrutura da página. Normalmente não interage ou interage pouco com o usuário. Diferentemente dos componentes, que são carregados no 'corpo' da página.

Nosso Módulo:
Minha idéia é fazer um módulo que possa ser reaproveitado (pelo menos a idéia dele) nos seus sites e tenho visto no forum e recebido diversos pedidos por e-mail a respeito do módulozinho que eu fiz para o MamboPros que mostra a última notícia de uma determinada categoria. Então é alguma coisa nesse sentido (uma versão um pouco simplificada, mas que funciona) que iremos fazer hoje!

Vamos chamar de mod_showsect e ele vai precisar de dois arquivos:

mod_showsect.xml -> conterá as informações sobre o módulo.
mod_showsect.php -> conterá o código do módulo em si.

Vamos começar!

Busca Rápida

Veja Também