| Índice do Artigo |
|---|
| Criando seu primeiro Mambot |
| Page 2 |
| Page 3 |
| Page 4 |
| Todas Páginas |
{mosauthorinfo} Bom pessoal, agradeço aos comentários (confesso que esperava um pouco mais) sobre o tutorial sobre módulos. Foram poucos mas foram sinceros :D Hoje vou facilitar as coisas e vou demonstrar como fazer um mambot extremamente simples porém extremamente interessante (para quem for criativo, este será o tutorial ideal!).
Primero vamos dar aquela introdução de o que são mambots:
Mambots são partes de código que serão interpretadas quando um conteúdo qualquer for chamado pelo mambo. Ou seja! São scripts que rodam quando o mambo chama alguma coisa. Os mambots podem ser:
- onPrepareContent (esse é o mais famoso.. todos os bots entre as tags {} são desse tipo, e esse que iremos abordar hoje).
- onSearch (nem preciso dizer que esse são os bots chamados quando se faz uma procura no site né. Se a demanda for grande, posso fazer um tutorialzinho sobre esse 'evento' também.
e temos ainda a família dos mambots de editores (que eu nunca precisei usar e não vou me arriscar a falar deles -- pelo menos por enquanto --)
- onInitEditor,
- onGetEditorContents (acho que precisarei usar esse essa semana... daí eu conto pra vocês)
- onEditorArea
Nosso exemplo de hoje faremos um bot que troque todas as ocorrências da palavra 'bigodines' no texto por uma versão chamativa! Por que eu escolhi um exemplo tão ridículo?
- O princípio é o mesmo para as tags sem argumentos. (muda um pouquinho se você quiser passar atributos como por exemplo {mosLigueParaAPolicia telefone="190"}
- Isso permite que você etenda de maneira fácil o funcionamento sem se ater muito ao estudo de expressões regulares (coisa que qualquer bom manual de PHP tem).
Chega de conversa! vamos lá!