Participe também!

O Joomla! é um premiado gerenciador de conteúdo (CMS) livre e gratuito. Junte-se a nós, aprenda, interaja e ajude a aprimorar o Joomla! cada vez mais!

Cadastre-se
Tutoriais > Tutorial para iniciantes

Tutorial para iniciantes

E-mail Imprimir PDF

Tutorial para quem tem dificuldade na instalação do mambo.
Resolvi fazer esse tutorial de instalação pois vi que tinha um pessoal com certa dificuldade na instalação.

{mosauthorinfo} 

Vamos começar.

1 - Fazer o download do Easy PHP e do Mambo.

Baixar easy php
Baixar Mambo

2 – Instalação do Easy PHP. (Não vou ensinar instalar o Easy PHP pois acho que não vem ao caso)

3 – Com Easy PHP instalado, entre na pasta Arquivos de Programas, EasyPHP 1-8, WWW, vc deve descompactar o mambo dentro dessa pasta.(aconselho a criar uma pasta e descompacta-lo dentro da pasta).

4 – Não esqueça de ligar o EasyPHP (é bom lembrar que as vezes o easy php ta na bandeja do sistema porém o Apache não está funcionando, então quando iniciar o Easy PHP de um duplo clique nele e veja se estão verdes os dois leds tanto a do Mysql quanto a do Apache.)

A visualização ficará da seguint forma:

Correto:

Errado:

Se o led do Apache estiver vermelho de um clique em cima do nome apache e selecione a opção iniciar.

5 – Vamos a instalação:

5.1 – No seu navegar acesse http://localhost/pastadomambo

Deverá aparecer a seguinte tela no seu navegador:

Nesta tela o mambo verifica permissões de pastas e as configurações do seu servidor:

Obs: Quando vc for instalar o mambo no seu servidor remoto provavelmente as permissões nas pastas não estão de acordo com a que o mambo precisa para avançar na instalação. Se for esse o caso va até o gerenciador de conteúdo do seu site e coloque as permissões desejadas.

5.2 – Passamos para o próximo passo:

Esta tela está descrito a licença GPL, é a licença para o uso do Mambo.

5.3 Agora vem a parte que o pessoal tem mais dificuldade:

Não se preocupe no próximo passo ensinarei como criar o banco de dados.

5.3.1 – Local onde o servidor está normalmente é Localhost, no nosso caso também será localhost.

5.3.2 – Nome de usuário do Banco de Dados, por padrão o usuário do Easy PHP é root.

5.3.3 – Senha do Mysql, por padrão a senha que no Easy PHP é em branco, por isso esse campo você poderá deixar em branco.

5.3.4 – Nome do banco de dados, em nível de exemplo você poderá preencher esse campo com o nome mambo. (mais a frente vou explicar de onde vem esse campo).

5.3.5 – Esse campo não é bom mexer, mas ele coloca o sufixo das tabelas no mambo, da forma que se você tiver mais de um programa usando o banco de dados fica fácil a visualização das tabelas que são utilizadas pelo mambo.

5.3.6 – Esse campo campo, você pode marcar caso já tenha instalado algum mambo no seu DB e queira sobrepor a as tabelas.

5.3.7 – Esse campo não tenho total certeza, mas se não me engano serve para você fazer backup das tabelas caso já existam no DB.

5.3.8 – Esse campo é bom deixar marcado pois ele irá instalar dados de exemplos no mambo, dessa forma é mais fácil você saber de onde vem vada componente do mambo.

Antes de clicar em próximo você deverá criar o banco de dados, e é isso que vamos fazer agora.

5.4 – Acesso no seu navegador o seguinte endereço: http://localhost/mysql/

Para quem não conhece esse é o PHP MyAdmin: ele serve para o gerenciamento do Mysql em nossa máquina.

O que iremos fazer será um único comando: digitar onde está marcado com uma seta o nome do banco de dados e dar enter.

Com isso ele criará o nosso Data Base. Que no passo 5.3.4 colocamos o nome de mambo. Por isso se você for colocar outro nome não esqueça de mudar no passo 5.3.4.

Caso queira na internet tem vários tutoriais ensiando a usar o PHP MyAdmin.

5.5 – Colocar o nome no site.

Neste campo você deverá colocar o nome do seu site.

5.6 – No passo 3 você deverá informar somente os campos 5.6.3 e 5.6.4.

Os outros dois capos são a url que vc deverá acessar o site e o caminho da instalação do mambo no servidor.

O campo 5.6.3 será a senha que você utilizará para acessar o Painel de administração do seu site.

5.7 – Se tudo ocorrer bem aparecerá a seguinte tela pra você:

Pronto o mambo ta instalado e funcionando a única coisa a fazer agora é:

Remover a pasta Installation que está dentro da pasta onde está instalado o mambo.

Para acessar o seu site cliquem em Ver Site e para acessar o Painel de Administração cliquem Administração ou digite no seu navegador: http://localhost/nomedapasta/administrator/

Bom é isso !!! Espero que seja útil pra alguém, e se faltar alguma coisa por favor avise para possíveis correções.

Ronildo Costa de Sousa
Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

Comments (22)
1 Sex, 04 de Julho de 2008 18:42
rafael bueno
Vou ver so Iniciante ;x
2 Sex, 11 de Julho de 2008 18:26
norton sitis bento
Olá Ronildo, muito boms eu tutorial gostei mesmo, espero que continue postando sempre coma mesma responsabilidade. valeu
3 Dom, 13 de Julho de 2008 05:50
Wagnetbr
Boa noite Mestre Ronildo !
Acabei de instalar o joomba em meu computador, utilizando o Xammp, quero parabeniza-lo pelo excelente tutorial, e gostaria de saber se posso enviar um tutorial de instalação q fiz pelo Xammp.

[]´s

Wagner M
4 Seg, 21 de Julho de 2008 23:55
Marcell oliveira ribeiro
olá eu sou iniciante nisto ak..
eu não estou conseguindo baixar o mambo
está dando o seguinte erro :Joomla Brasil - Comunidade dos Usuários do CMS Joomla! no Brasil
Lamentamos mas a página solicitada não foi encontrada.
Voltar ao site

Error 404
---------------------------------------------------

o que é que eu fço pra baixar o mambo?
---------------------------------------------------
outro problema que está ocorrendo é este site está dando como pág não encontrada

o que devo fazer?.

desde já obrigado
5 Sex, 25 de Julho de 2008 02:39
Eduardo Castro
Gostei!
6 Qua, 30 de Julho de 2008 02:43
Administrator
Mais fácil que empurrar bebo em ladeira....:)

Parabéns!!
7 Sáb, 09 de Agosto de 2008 23:03
Administrator
Estou tendo dificuldade em baixar o EASYPHP, quando chega os 60% do download, ele se fecha, e quando vou desconpactar, aparece uma mensagem de erro. Como devo proceder?
8 Seg, 11 de Agosto de 2008 05:32
Administrator
onde que eu acho o tutorial em portuques para mim colocar instalar
9 Seg, 11 de Agosto de 2008 21:02
Administrator
Sou usuário Joomla.
Meu site é www.jornaldearaguari.com

Há muito gostaria de inserir este tipo de formulário ("add your comment") em minhas páginas, para os leitores deixarem comentários sobre os arigos postados.

O suporte não tem conseguido me ajudar.

Por isso, recorro a você com este propósito.

Desde já, agradeço informações e ajuda sobre o assunto.
10 Qui, 28 de Agosto de 2008 13:20
Rodrigo Leonel
Parabéns pelo tutorial, mas acho que no nome deveria constar a informação que é para Windows a instalação.
11 Sex, 29 de Agosto de 2008 00:06
como eu instalo em um servidor esterno
eu estou tentando varias vezes e não consigo instalar em um servidor esterno eu só acho tutorial que ensina a instalar em computadores pessoais vc tem algum tutorial que ensina a instalar em um servidor esterno. vc sabe aonde au acho o joomla para download

obrigado pela ajuda
12 Ter, 09 de Setembro de 2008 23:32
Ezequias Martins da Costa Barbosa
Oi galera, tenho gostado muito do suporte aki, mas falta uma informaçao importante aki, q inclusive tenho tido dificuldades, é quanto aos parametros checados durante a pré-instalaçao, onde no meu caso, a variável Register Globals está setada como ON e o Joomla recomenda q esteja em OFF, porém nao estou encontrando onde configurar esta opcao, qual arquivo eu deveria acessar, e onde seria isto. Alguma coisa cheguei a ler aki sobre o PHP.INI, mas nao encontrei informacoes claras, se alguem poder exclarescer melhor, ficaria muito grato.

Ezequias Martins
http://www.paginasinteligentes.com.br

obs. estou usando a versao 1.5.6, antes utilzava a 1.015 em ingles, com o pacote de traduçao Portugues-pt_BR.zip
13 Sex, 26 de Setembro de 2008 23:30
Rony Lisboa
Ola pessoal eu sou novo aqui ..
E vou precisar muito ainda da ajuda de todos voçês. Pois o que eu mais quero e poder ter um site para mim. Poder expor as minhas idéias e coisas mais...
Adoreii o tutorial como disse o nosso amigo é mais fácil que empurrar bebado em ladeira.

Obrigado!
14 Qua, 01 de Outubro de 2008 04:29
[barba]
Existe alguma tradução para o Mambo?
15 Seg, 06 de Outubro de 2008 21:09
paulo ricardo
nao consegui baixar o mambo...

deu o mesmo erro q já vi no comments:

Joomla Brasil - Comunidade dos Usuários do CMS Joomla! no Brasil
Lamentamos mas a página solicitada não foi encontrada.
Voltar ao site

Error 404
16 Qui, 09 de Outubro de 2008 22:10
Aline Melo de Aguiar
Olá. Estou fazendo mestrado e penso em ter um site com um formulário para coletar os dados para minha pesquisa. É possível fazer isto através do joomla? O joomla possui este superte para banco de dados?
17 Qui, 09 de Outubro de 2008 22:59
adriano santos galvão
estou tendo problemas na instalação dos componentes, modulos, plugins e buts. vc pode me da uma ajuda???
18 Ter, 14 de Outubro de 2008 11:12
João Paulo
Não gostei do tutorial, na verdade você somente ilustrou como o sistema é instalado como se fosse um breve manual de instruções. Faltou informações adicionais com alternativas para o easy PHP, como instalar templates, enfim... você se dedicou somente a uma pequena parte da instalação.
19 Seg, 20 de Outubro de 2008 13:11
Rafael Jodar
gostaria de montarmeu site gratuito como devo fazer?
20 Qua, 05 de Novembro de 2008 13:00
Ana Carolina Mota
Muito obrigada pela ajuda!
21 Qui, 13 de Novembro de 2008 15:50
SANDRO
MARAVILHA ESSSAS TUAS DICAS EIHN?
OUTRA ESTAMOS SELECIONANDO PESSOAL QUE TRABALHA COM JOOMLA.
INTERESSADOS FAVOR ENTRAR EM CONTATO.
Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
OBS:FAVOR ENVIAR ALGUNS TRABALHOS JA REALIZADOS COM O JOOMLA
ABRAÇOS
22 Sex, 14 de Novembro de 2008 15:35
renata
olá! depois de toda instalação, na hora de entrar no administrador, dá o seguinte erro para mim:

Fatal error: Call to undefined method stdClass::onAuthenticate() in C:\wamp\www\joomla\libraries\joomla\user\authentication.php on line 121

porque será??
muito obrigada!

Add your comment

Your name:
Your email:
Comment:
  The word for verification. Lowercase letters only with no spaces.
Word verification:

Busca Rápida

Veja Também